quarta-feira, 30 de abril de 2008

CHARGE

ESQUENTA O CLIMA POLÍTICO NA BOLÍVIA

Os "poncho rojos", um grupo de apoio a Evo Morales, anunciaram a formação de um exército indígena para defender a unidade da Bolívia.

A situação na Bolívia está ficando cada vez mais polarizada. No próximo domingo vai realizar-se o referendo que trata da autonomia do departamento de Santa Cruz, o mais rico do país. Não se trata, apenas, da fratura entre ricos e pobres. É o rompimento da planície com o planalto, da elite branca e mestiça com os índigenas do altiplano, do projeto político dos grandes industriais e latifundiários com o do indígena que pretende representar os movimentos sociais.
Philip Goldberg, o embaixador dos Estados Unidos em La Paz, foi o chefe da missão americana em Pristina, Kosovo, entre 2004 e 2006. Tem experiência na partilha de países. Através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do National Endownment for Democracy (NED) Washington financia grupos da "sociedade civil" bolivianos, alguns deles voltados para a resolução de conflitos.
O governo de Evo Morales demoniza o embaixador, a quem acusa de interferir nos assuntos internos da Bolívia e a quem pediu que se posicionasse publicamente em relação à autonomia de Santa Cruz. O embaixador respondeu que cabia aos bolivianos decidir. Os Estados Unidos apontam para a Bolívia como um exemplo da interferência indevida da Venezuela na vizinhança.
Os dois países têm as grandes reservas de petróleo e gás natural do continente.
Nem o Mercosul, nem a União Européia vão reconhecer o resultado do referendo do próximo domingo - que era a pretensão dos líderes de Santa Cruz.

Fonte: Blog Ví o Mundo

terça-feira, 29 de abril de 2008

IRONIA

"Vocês sabem que a gente tem o melhor relacionamento com a imprensa, a imprensa é extremamente democrática. Ela fala muito bem do governo todo dia. Então, a gente não pode dar pretexto para que maus jornalistas possam fazer valer essa tese."

A ironia de Lula, para acalmar o povo que vaiava o Serra, e evitar um clima de período eleitoral.

CHARGE

O NOSSO MARADONA

Ronaldo Fenômeno, em maré de azar daquelas de derrubar elefante, se envolveu em uma confusão trash no Rio de Janeiro.
O fenômeno estava tranqüilamente em um motel, e resolveu chamar algumas, digamos assim, “massagistas” para seu joelho que está operado.
Isso ele mesmo não nega.
As fotos dos, digamos assim, profissionais contratados pelo craque Ronaldo Fenômeno na madrugada de segunda-feira são a maior prova do poder do álcool e/ou das drogas para alterar a percepção das pessoas.
Como se sabe, Ronaldo disse que se confundiu a respeito do sexo dos profissionais, mas, a julgar pelas imagens, nem o Mr. Magoo no escuro teria dúvidas sobre o assunto.
Os travecos então teriam então tentado extorquir o craque, pedindo R$ 50 mil. Ainda roubaram o documento do atacante, tentando passar a idéia de que Ronaldo não queria pagar.

Falando sério, a verdade é que dá pena ver um ídolo como o Fenômeno se espatifar desta maneira.

CONVERSA AFIADA

GILMAR MENDES JÁ SE COMPORTA COMO UM TARTUFO

Paulo Henrique Amorim

O Ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo e candidato a Presidente da República demonstrou rapidamente que o principal ingrediente para ser o candidato da coligação PSDB, PFL e Orestes Quércia: é um Tartufo perfeito !
O fecho de ouro de sua atuação como Ministro do Supremo – quando deixou de relatar 10 mil ações – foi arquivar ações do Ministério Público contra os Ministros do Farol de Alexandria Pedro Malan, José Serra e Pedro Parente.
O Ministério Público não gostou dos R$ 3 bilhões do Proer para aplicar no Banco Econômico e o Bamerindus.
Foi o último ato de Mendes antes de assumir a Presidência (do STF).
Mendes foi sub-chefe de assuntos jurídicos da Casa Civil e Advogado Geral da União, no Governo FHC.
Portanto, era colega dos que julgou ...
Por que o Ministro Mendes não percebeu um certo conflito de interesse e deixou essa na pilha das outras decisões que não tomou ?

segunda-feira, 28 de abril de 2008

CNT SENSUS

O resultado da pesquisa CNT/Sensus sobre a popularidade presidencial e simulações para as eleições de 2010 revela que os brasileiros continuam totalmente confiantes no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e até gostariam que ele ficasse mais alguns anos no comando do País. Pela primeira vez, a maioria dos entrevistados (50,4%) responderam que são favoráveis a uma mudança na Constituição para que Lula possa concorrer ao terceiro mandato.
Na pesquisa espontânea sobre a eleição de 2010, o presidente consegue espantosos 29% das intenções de voto, um percentual típico de pesquisas estimuladas. Para se ter uma idéia sobre a força de Lula, o segundo colocado na espontânea, o governador paulista José Serra (PSDB), consegue apenas 5% das citações.
A popularidade do presidente também subiu, atingindo a marca de 69% de aprovação, ao passo que o governo é avaliado como ótimo ou bom por 57% dos brasileiros.
Desnecessário dizer, por óbvio, que é o bom desempenho da economia que sustenta o presidente Lula nas alturas. Não é à toa que nem José Serra e muito menos seu concorrente na disputa tucana, o governador de Minas, Aécio Neves, se atrevem a criticar o presidente. Ao contrário, fazem questão de mostrar que são "velhos amigos" de Lula.

O PT E AS TRAPALHADAS DA EXECUTIVA NACIONAL

A Executiva Nacional sempre prejudicou o PT quando resolveu interferir nas decisões locais do partido.
A situação calamitosa do PT do Rio de Janeiro vem de longe, mas foi sacramentada em 1998, quando a executiva nacional a mando do Zé Dirceu detonou a escolha de Vladimir Palmeira ao governo do estado. A cavalaria do Dirceu invadiu o Rio para impugnar a decisão e impor Benedita da Silva como vice numa chapa com .... Garotinho!, na mais burra coalizão já feita na história do PT.
A lógica do golpe era garantir uma aliança nacional com um Leonel Brizola que, naquele momento, já tinha menos peso eleitoral que Enéas. Os petistas cariocas sabiam quem era Garotinho e previram o desastre, mas Zé Dirceu falou mais alto.
O fiasco com Garotinho trouxe, para o PT carioca, uma desmoralização da qual não se recuperou até hoje, e o cinismo de Dirceu, ficou ainda mais claro hoje quando comemorou a vitória das “bases” sobre os “caciques” na recente prévia em que Maria do Rosário derrotou Miguel Rossetto em Porto Alegre. Os petistas do Rio conhecem o respeito que Dirceu tem pelas bases...
Agora, a história se repete. Já não é segredo para ninguém que o prefeito petista de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, político com índices de aprovação superiores aos de Lula, anda de namoro com Aécio Neves, com vistas a uma aliança na qual o PSB indicaria a cabeça-de-chapa para Belo Horizonte e o próprio Pimentel como candidato ao governo de Minas, apoiado por Aécio.
Qualquer um que sabe que, com os apoios de Aécio e Pimentel, até o Vesgo do Panico se elege prefeito de Belo Horizonte. Pimentel foi eleito no primeiro turno com 69% dos votos e sua taxa de aprovação anda por volta dos 74%. A aliança PT-PCdoB-PSB governa Belo Horizonte há 16 anos.
A nota da Executiva que veta o acordo afirma que O DN e o Diretório Estadual de Minas Gerais consideram o governo Aécio Neves uma administração comprometida com políticas frontalmente distintas daquelas que compõem nosso ideário e o nosso programa de governo . Dez anos atrás, essa frase poderia ainda ter sentido.
Hoje, depois das alianças do PT com José Sarney e Jáder Barbalho, ela soa cínica aos olhos de grande parte do eleitorado. Não discuto o mérito dessas alianças. Minha posição é que elas só poderão ser eliminadas depois de uma reforma política.

O problema é concreto: o que vai pensar o eleitor petista em Minas, vendo o partido jogar pela janela a possibilidade de governar o segundo maior estado da federação?
A pior parte da nota da Executiva é o ponto seguinte, que estabelece que o partido não autorizará, em nenhuma hipótese, o PT a participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital. Note-se que o virtual candidato a prefeito de BH não é do PSDB; é do PSB, partido historicamente aliado ao PT.
Em Minas, Aécio age de olho em sua candidatura a presidente? É óbvio que sim. Mas também está claro que Aécio sabe que essa aliança não lhe garante nada quanto à posição do PT em 2010.
O PT nacional não está lidando da forma mais inteligente. O PT já poderia, por exemplo, ter deslocado o nome que está sobre a mesa, do Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda (PSB), sobre quem pairam dúvidas de ordem ética, em favor do outro nome que havia sido oferecido, a excelente ex-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzolla (PSB), sobre cuja integridade e competência não paira nenhuma dúvida.
Agora parece que já complicou tudo. Setores resistentes ao acordo, especialmente na esquerda do PT mineiro sustentam que se for para abrir mão da cabeça-de-chapa em BH, que seja em favor de uma velha aliada, a deputada federal do PC do B Jô Moraes.
Ela é a atual líder das pesquisas em qualquer cenário que não inclua o petista Patrus Ananias.
Se o PT terminar indicando o vice de Jô Moraes ao invés de costurar o acordão com Aécio, isso pode repercutir nas eleições de São Paulo, emplacando Aldo Rebelo como vice de Marta Suplicy. Aliás, já ficou difícil acompanhar as duas corridas isoladamente.
Reitero que não sou fã de Aécio, mas o PT vai passar por um desgaste muito grande se dinamitar essa aliança, caso daqui a dois anos, venha apoiar a campanha de Ciro Gomes.

CHARGE

sexta-feira, 25 de abril de 2008

JEITO TUCANO

A coisa está pegando no Rio Grande do Sul, informa o RS Urgente. A Assembléia Legislativa do estado faz a CPI do Detran, que nasceu a partir de uma investigação da Polícia Federal:
A madrugada desta sexta-feira foi marcada por dois acontecimentos explosivos envolvendo as investigações sobre a ação de uma quadrilha no Detran gaúcho. O delegado de polícia Luiz Fernando Tubino afirmou, na CPI do Detran, que tem informações da Operação Rodin dando conta que o lobista tucano Lair Ferst (um dos principais acusados de pertencer à quadrilha) pagou R$ 400 mil da casa comprada pela governadora Yeda Crusius (PSDB) no final de 2006, logo após o segundo turno da campanha eleitoral. Segundo Tubino, a casa foi comprada do consultor Eduardo Laranja, dono da Self Engenharia, empresa que seria uma das maiores devedoras do Banrisul.

Leia texto completo

LUCRO DA VALE DESABA: CADÊ O AGNELLI ?

Por Paulo Henrique Amorim

Na qualidade de acionista da Vale, na Bolsa do SP e de Nova York, gostaria muito de ouvir as explicações do dono da empresa, Sr. Roger Agnelli, sobre a queda de 56% nos lucros da Vale, no primeiro trimestre deste ano.
Como se sabe, o PiG trata o empregado da Vale, Sr. Roger Agnelli, que preside a empresa (por quanto tempo ?), como se fosse o dono e um gênio.
O tratamento do PiG se deve à necessidade de contrastar o desempenho fulgurante da Vale com os sucessivos fracassos da Petrobras. (A Petrobras, por exemplo, NÃO achou o mega-super campo de Carioca, no litoral do Rio ...)
Porque a Vale foi privatizada, embora continue sob controle do BNDES e a da Previ.
E a Petrobras não pôde ser, como queria o Farol de Alexandria. O Farol queria uma Petrobrax, privatizada.
Ultimamente, em lugar de cuidar da administração da Vale, o Sr. Agnelli se dedicou a aparecer no jornal nacional para chamar manifestantes do MST de “bandidos”.
(Clique aqui para ler a ultima de Agnelli no jornal nacional)
(Desse jeito, o empregado da Vale acaba presidente do Supremo Tribunal Federal - clique aqui para ler Gilmar Mendes e a família Marinho, tudo a ver )
Pois, como explicar uma queda de 56% nos lucros ?
56% ? Não são 5,6%, não, são 56% !!!
Isso dá um case no IBMEC ...
Se desse entrevista ao jornal nacional sobre esse resultado exuberante, o empregado da Vale provavelmente diria que tudo se deve à queda do preço internacional do níquel e à desvalorização do dólar.
Portanto, como diria o Farol de Alexandria, ao quebrar o Brasil três vezes, “a culpa é dos outros”.
E quando a ”conjuntura internacional”, a China, e a valorização do preço minério de ferro puxam o lucro da Vale ?
Isso é o talento do empregado da Vale, ou é virtude “dos outros” ?
Os acionistas minoritários da Vale aguardam uma explicação.

O FATO POLÍTICO DA SEMANA

No há duvida que a aliança entre os Democratas e o PMDB em torno da candidatura do prefeito Gilberto Kassab (DEM) à reeleição em São Paulo foi o destaque político desta semana..
Os veículos oficiais do serrismo já comemoram a vitória do governador paulista nas articulações para 2010. Ele teria dado, na versão de alguns colunistas do tucanato paulista, uma rasteira tanto nas ambições presidenciais de Aécio Neves como na candidatura a prefeito de Alckmin.
Porém, em política, dois e dois não são quatro.
O acordo Serra, DEM e Quércia pode implodir se Aécio perceber que ficou sem chão no PSDB.
Ele pode iniciar sua mudança para o PMDB a partir do início do ano que vem. E aí, Quércia ficaria sem Serra e sua candidatura ao Senado faria água antes mesmo de ser lançada.
Mesmo perdendo as eleições para prefeito, Alckmin pode mudar para o PTB e empurrar o partido para a canoa de Aécio, abrindo um novo fronte para a candidatura do mineiro no estado de São Paulo.
Alem do mais, será que Lula vai ficar apenas olhando o jogo de Serra sem mexer suas peças? Deputados e vereadores de São Paulo foram à Brasília dizer a Marta que a querem candidata em São Paulo e logo depois foram conversar com o assessor mais próximo de Lula e ouviram dele que o presidente vai entrar no assunto.
Aliás, Marta só espera uma audiência com Lula para anunciar sua candidatura. No dia seguinte a esse encontro ela desembarca em São Paulo e parte para a disputa.
Cada vez mais o quadro político de São Paulo parece se embaralhar, e o jogo de 2010 está comecando a ser construído somente agora.
Arriscar palpites nesse momento está mais para torcida do que análise séria.

OUTRORA

Ele tem 81 anos, mas física e mentalmente aparenta muito menos. O tenente-general Nguyen Dinh Uoc afirma, 40 anos depois da ofensiva do Tet -o Ano Novo vietnamita-, que o alto comando local a deslanchou porque sabia que “para ganhar a guerra do exército mais avançado do mundo precisava confundi-lo e prendê-lo em seu engano”. Uoc, que esteve à frente da divisão de tanques durante a batalha de Dien Bien Phu -na qual o legendário general Vo Nguyen Giap arrebatou o Vietnã da França em 1954- afirma que daquelas lutas não resta rancor. “Lutávamos com coragem pela reunificação do Vietnã”, diz.
Antes das eleições de 1956, previstas na Conferência de Genebra e impedidas pelos EUA, esse tenente-general foi destinado à frente da propaganda militar como diretor da revista do exército. Leia abaixo sua entrevista.

El País - O senhor participou da preparação para a ofensiva do Tet?
Nguyen Dinh Uoc - Não. Exatamente o segredo foi um dos motivos de seu sucesso. Só seis pessoas a planejaram e estiveram a par de toda a operação: o general Van Tien Dung, como seu comandante; Tran Van Tra, comandante-em-chefe da Frente Nacional de Libertação do Vietnã do Sul (vietcongue, na terminologia americana); Le Duan, secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, e o general Giap, responsável militar máximo e mão-direita do líder Ho Chi Minh, que já estava doente.
EP - Os senhores consideraram perdida a batalha de Khe Sanh antes de começá-la?
Uoc - Foi nossa decisão. Khe Sanh foi a armadilha. Os EUA pensaram que faríamos em Khe Sanh a mesma coisa que em Dien Bien Phu, mas nós sabíamos que eles tinham uma força destrutiva muito maior que os franceses e que não podíamos enfrentá-los diretamente. Infiltramos nossos homens pelos morros, diante da base dos EUA em Khe Sanh, e eles concentraram ali duas divisões aéreas e mais de 500 aviões e helicópteros, enquanto nós penetrávamos por todo o Vietnã do Sul. (Em menos de três meses de sítio, combates e bombardeios -entre 21 de janeiro e 6 de abril- morreram 10 mil vietnamitas e 500 fuzileiros navais americanos.)
EP - Por que foi lançada a ofensiva do Tet?
Uoc - Para virar a guerra. Os EUA pensavam que a guerra estava ganha, que éramos muito fracos e só podíamos atacar na floresta. Demonstramos nossa força e nossa coragem com um ataque conjunto no coração das cidades de 41 províncias em duas noites (31 de janeiro e 1º de fevereiro).
EP - Por que escolheram a trégua do Ano Novo para atacar?
Uoc - Precisávamos pegá-los de surpresa, e apesar de já estarmos preparados havia alguns meses quisemos causar o máximo impacto em um ano eleitoral americano e esperamos o início de 1968.
EP - Que conseqüência imediata teve a ofensiva?
Uoc - A confusão da Casa Branca, que precisou reunir em 25 e 26 de março toda a cúpula de seus estrategistas para ver o que se faria no Vietnã. Era o que queríamos.
EP - Temeram que os EUA respondessem com armas nucleares?
Uoc - Sabemos que avaliaram essa possibilidade, mas a descartaram porque pensaram que a União Soviética ou a China responderiam e não queriam se meter em um conflito nuclear. Além disso, entre 1964 e 1972 capturamos 591 militares americanos, na maioria pilotos, e não queriam arriscar-se a matá-los.
EP - Militarmente, a ofensiva do Tet é considerada uma batalha perdida, apesar de por causa dela o Vietnã ter ganhado a guerra.
Uoc - Não perdemos nada porque ganhamos tudo. A reunificação era a única coisa que importava.
EP - Morreram 45 mil norte-vietnamitas, contra 6 mil americanos e sul-vietnamitas. Como se pode considerá-la uma vitória?
Uoc - Foi o princípio do fim da presença dos EUA em nosso país, a saída do general Westmoreland do Vietnã; o fim do presidente Johnson, que não se candidatou à reeleição, e no início no ano seguinte a retirada parcial das tropas americanas.
EP - Depois de tanto sofrimento, agora são invadidos pelos investimentos americanos. Qual é sua opinião?
Uoc - Que sejam bem-vindos! A guerra passou e hoje temos de olhar para o futuro. Nossas relações são novas, não se parecem em nada com o passado. São relações de benefício mútuo entre países livres.

Fonte: Georgina Higueras
Enviada especial a Hanói
para o El País

O NOVO "PAPAFLORESTA"

Deu no Blog do Juvêncio

O deputado Joaquim de Lira Maia (DEM) porfia ferozmente com o senador Flexa Devastação Ribeiro (PSDB) pela conquista do troféu Motossserra 2008.
Desfiou uma renca de sandices ontem, no plenário da Camara dos Deputados. Acusou o Governo Federal de ter colocado o setor agropecuário e madeireiro do norte do País na marginalidade, e
afirmou que a Operação Arco de Fogo, na verdade, é um pano de fundo com a finalidade de esconder o principal problema que resulta na ilegalidade: a inoperância do Estado em legalizar o problema fundiário na Amazônia.
Praticamente toda a parlamentada paroara quer o fim da Operação Arco de Fogo, sob as mais variadas, espúrias ou ocultas razões.
Tres milhões de paroaras elegeram essa malta que se volta para defender os interesses de alguns poucos milhares, e se mostra incapaz de olhar para a frente.

Lira Maia, depois de ter afundado o município de Santarém durante seus 8 anos de mandato como Prefeito (responde por isso a inúmeros processos), agora, com motoserra na mão, resolveu disputar a liderança regional para o uso predatório dos recursos naturais.

CONVERSA AFIADA

GILMAR MENDES É O MELLO MELLORADO

Por Paulo Henrique Amorim

O Ministro Gilmar Mendes tomou posse da Presidência do Supremo.
Falou mal das medidas provisórias e do MST.
Pergunta: o que o Ministro Gilmar Mendes tem com isso ?
O que o Presidente do Supremo tem com isso ?
Nada.
As medias provisórias e como evitá-las é um assunto do Executivo, que as emite, e do Legislativo, que as vota.
Sobre o MST: por que o MST está na “fronteira da legalidade” ? – como disse Gilmar.
Do lado bom ou do lado mau da fronteira ?
O que o Presidente do Supremo tem a ver com isso ?
Nada.
Os sem terra ocuparam o Supremo ?
Por que o Presidente do Supremo não avoca a si a punição aos autores do Massacre de Carajás – motivo das mais recentes manifestações do MST ?
Por que o Presidente do Supremo não falou da lentidão da Justiça?
De a Justiça brasileira preferir rico e poderoso a pobre e desvalido.
Por que ele não disse que o Conselho Nacional de Justiça, que deveria prover transparência aos atos do Judiciário, virou uma repartição burocrática ?
E sobre a corrupção do Judiciário, flagelo que persegue os brasileiros honestos obrigados a bater na porta da Justiça ?
O Ministro Gilmar jogou para o PiG.
Jogou para a platéia.
Os dois últimos ocupantes usaram a Presidência do STF como trampolim.
Nelson Jobim é candidato a Presidente.
Ellen Grace, que não abriu o disco rígido do Opportunity porque não viu ligação entre Daniel Dantas e Daniel Dantas, quer ser juiz em Haia.
O que quer Gilmar ?
Não será, apenas, substituir Marco Aurélio de Mello, atual campeão de audiência do PiG ?

quinta-feira, 24 de abril de 2008

CULTURA: SANTARÉM SÉDIA PRIMEIRO SALÃO DO LIVRO

Finalmente uma boa nova em Santarém, cidade onde livrarias e pontos de cultura são escassos.
Foi aberto ontem, na Praça de São Sebastião, o 1º Salão do livro, uma realização do Governo do Estado e Prefeitura de Santarém.
Na cerimônia de abertura, a Prefeita de Santarém Maria do Carmo declarou que o evento já está marcado na história dos municípios da região Oeste do Pará. “Só governos que acreditam na leitura como instrumento de transformação social têm a sensibilidade de promover eventos como este. Tenho muito orgulho em ser Prefeita em um momento como este”, concluiu Maria do Carmo.

GOVERNO LULA

O desmprego recuou para 8,6%, o menor da história!
A taxa de desemprego de 8,6% apurada pelo IBGE em março de 2008 foi a menor para um mês de março da série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2002. Segundo o gerente da pesquisa mensal de emprego, Cimar Azeredo, a variação da taxa de março em relação a de fevereiro (8,7%) não é considerada "estatisticamente significativa" e o IBGE considera que houve estabilidade na taxa de um mês para o outro.
O IBGE divulgou também que a queda de 14,1% no número de trabalhadores desocupados em março, ante igual mês de 2007, foi o maior recuo apurado ante igual mês do ano anterior desde agosto de 2005.

A turba do pega-e-lincha

Por CONTARDO CALLIGARIS na Folha

Querem linchar para esquecer que ontem voltaram bêbados e não sabem em quem bateram.
NA ÚLTIMA sexta-feira, passei duas horas em frente à televisão. Não adiantava zapear: quase todos os canais estavam, ao vivo, diante da delegacia do Carandiru, enquanto o pai da pequena Isabella estava sendo interrogado.
O pano de fundo era uma turba de 200 ou 300 pessoas. Permaneceriam lá, noite adentro, na esperança de jogar uma pedra nos indiciados ou de gritar "assassinos" quando eles aparecessem, pedindo "justiça" e linchamento.
Mais cedo, outros sitiaram a moradia do avô de Isabella, onde estavam o pai e a madrasta da menina.
Manifestavam sua raiva a gritos e chutes, a ponto de ser necessário garantir a segurança da casa. Vindos do bairro ou de longe (horas de estrada, para alguns), interrompendo o trabalho ou o descanso, deixando a família, os amigos ou, talvez, a solidão -quem eram? Por que estavam ali? A qual necessidade interna obedeciam sua presença e a truculência de suas vozes?
Os repórteres de televisão sabem que os membros dessas estranhas turbas respondem à câmera de televisão como se fossem atores. Quando nenhum canal está transmitindo, ficam tranqüilos, descansam a voz, o corpo e a alma. Na hora em que, numa câmera, acende-se a luz da gravação, eles pegam fogo.
Há os que querem ser vistos por parentes e amigos do bar, e fazem sinais ou erguem cartazes. Mas, em sua maioria, os membros da turba se animam na hora do "ao vivo" como se fossem "extras", pagos por uma produção de cinema. Qual é o script?
Eles realizam uma cena da qual eles supõem que seja o que nós, em casa, estamos querendo ver. Parecem se sentir investidos na função de carpideiras oficiais: quando a gente olha, eles devem dar evasão às emoções (raiva, desespero, ódio) que nós, mais comedidos, nas salas e nos botecos do país, reprimiríamos comportadamente.
Pelo que sinto e pelo que ouço ao redor de mim, eles estão errados. O espetáculo que eles nos oferecem inspira um horror que rivaliza com o que é produzido pela morte de Isabella.
Resta que eles supõem nossa cumplicidade, contam com ela. Gritam seu ódio na nossa frente para que, todos juntos, constituamos um grande sujeito coletivo que eles representariam: "nós", que não matamos Isabella; "nós", que amamos e respeitamos as crianças -em suma: "nós", que somos diferentes dos assassinos; "nós", que, portanto, vamos linchar os "culpados".
Em parte, a irritação que sinto ao contemplar a turma do "pega e lincha" tem a ver com isto: eles se agitam para me levar na dança com eles, e eu não quero ir.
As turbas servem sempre para a mesma coisa. Os americanos de pequena classe média que, no Sul dos Estados Unidos, no século 19 e no começo do século 20, saíam para linchar negros procuravam só uma certeza: a de eles mesmos não serem negros, ou seja, a certeza de sua diferença social.
O mesmo vale para os alemães que saíram para saquear os comércios dos judeus na Noite de Cristal, ou para os russos ou poloneses que faziam isso pela Europa Oriental afora, cada vez que desse: queriam sobretudo afirmar sua diferença.
Regra sem exceções conhecidas: a vontade exasperada de afirmar sua diferença é própria de quem se sente ameaçado pela similaridade do outro. No caso, os membros da turba gritam sua indignação porque precisam muito proclamar que aquilo não é com eles. Querem linchar porque é o melhor jeito de esquecer que ontem sacudiram seu bebê para que parasse de chorar, até que ele ficou branco. Ou que, na outra noite, voltaram bêbados para casa e não se lembram em quem bateram e quanto.
Nos primeiros cinco dias depois do assassinato de Isabella, um adolescente morreu pela quebra de um toboágua, uma criança de quatro anos foi esmagada por um poste derrubado por um ônibus, uma menina pulou do quarto andar apavorada pelo pai bêbado, um menino de nove anos foi queimado com um ferro de marcar boi. Sem contar as crianças que morreram de dengue. Se não bastar, leia a coluna de Gilberto Dimenstein na Folha de domingo passado.
A turba do "pega e lincha" representa, sim, alguma coisa que está em todos nós, mas que não é um anseio de justiça. A própria necessidade enlouquecida de se diferenciar dos assassinos presumidos aponta essa turma como representante legítima da brutalidade com a qual, apesar de estatutos e leis, as crianças podem ser e continuam sendo vítimas dos adultos.

O PADRE VOADOR

Por Luis Nassif

Ontem o padre voador da Santa Catarina foi o tema do jantar com o pessoal da Alesc (Assembléia Legislativa) e da Associação Catarinense de Imprensa.
Antes dessa última aventura – de voar carregado por balões de festa – o padre já tinha empreendido feito semelhante. Errou o alvo e foi parar na Argentina, mas demonstrou o potencial do veículo. Para descer, sua técnica consistia em furar os balões, um a um para cair levemente.
A primeira aventura do padre foi patrocinada por um Buffet de festas de aniversário de crianças.
Quando se preparava para a segunda aventura, o padre foi buscar informações com alguns aeronautas do estado. A idéia dele era subir até determinada altura e se deixar levar pelos ventos. Informaram que iria dar nas costas da África. E, parece que sua intenção era ir apenas até uma cidade do estado ou do Paraná.
O padre não se intimidou, comprou um aparelho GPS, um celular para se comunicar por satélite, uma roupa de frio. Mas, parece que se esqueceu de levar pára-quedas.
No dia da partida, chovia. Recomendaram que não subisse. Ele disse que não tinha problemas porque a idéia era subir acima das nuvens. E, acima das nuvens, não chove.
Aí o padre se mandou, subiu, subiu. Algum tempo depois – me contam os colegas catarinenses – ligou para uma delegacia para saber se alguém podia ensiná-lo a usar o GPS. Ninguém sabia. Aliás, na partida brincaram com o padre, que GPS era "Guiado pelo Senhor". Disse que a bateria do seu celular ligado a satélites estava acabando e ele estava saindo da zona de captação do satélite.
Mais um pouco, telefonou de novo para a delegacia. Disse que estava caindo, e pedia orientação. O policial, que nunca tinha viajado pelos ares, entrou em pânico, disse “agarra os balões” e desligou em seguida.

Foi o último contato do padre com a civilização.

O MAGNATA

A vitória do direitista Silvio Berlusconi na Itália, reacendeu a discussão sobre imigrantes na Europa. Berlusconi, um magnata da comunicação, venceu as eleições legislativas por causa do apoio dos fascistas italianos.
Foi simbólico o fato de o novo primeiro-ministro levar ao seu lado a neta do ditador Benito Mussolini (Alessandra Mussolini) na primeira aparição pública após o resultado das eleições.
A Liga do Norte, de inclinação fascista, foi o fiel da balança para a vitória da direita na Itália. A Liga teve 9% do total de votos (a mesma diferença que elegeu Berlusconi, com um discurso preconceituoso contra imigrantes e até mesmo contra os italianos do Sul, considerados por eles um peso morto - na Itália, o Norte e o Nordeste são desenvolvidos, enquanto o Sul é pobre; uma relação semelhante à que acontece no Brasil com posições geográficas invertidas.
Berlusconi junta-se aos também conservadores Nikola Sarkozy (França) e Angela Merkel (Alemanha) para endurecer a entrada de estrangeiros na Europa.
Eles querem fechar as portas da Europa. Mas apenas para pessoas. O dinheiro que as multinacionais européias ganham no terceiro mundo é bom. A gente daqui, não. É uma das coisas curiosas da chamada globalização.
Produtos e capitais têm livre circulação. Já os seres humanos estão cada vez mais presos.
Em resumo, não somos bem-vindos em terras européias.
Mas no início do século passado, quando toda a Europa atravessava uma tremenda crise de alimentos e seus cidadãos passavam fome, foi para aqui que eles fugiram. E foram muito bem recebidos. Bons tempos aqueles.

MÍDIA TAPIOCA

Prossegue emocionante a cobertura da CPI dos Cartões Corporativos.

Do Estadão de hoje:

Levantamento feito pelo deputado Índio da Costa (DEM-RJ) em 1.700 caixas de documentos que chegaram à CPI dos Cartões detectou que o ex-ministro das Cidades Olívio Dutra gastou R$ 970,00 em despesas com alimentação em uma padaria sofisticada em Brasília.

As três notas fiscais em poder da comissão de inquérito não especificam os produtos comprados - uma é de outubro de 2004 e as outras de março e junho de 2005. No local em que seriam descritos os produtos há uma observação de que aquela nota é em substituição a comprovantes fiscais. (...)

Na papelada analisada pelo deputado também foi detectado que ex-ministro da Casa Civil José Dirceu abastecia o gabinete com frutas e queijos frescos.Em 18 de maio de 2004, a funcionária Maria Aparecida Braz de Barros enviou para Erisson Cláudio Paiva, coordenador-geral de Administração de Palácios em exercício, ofício com “relação de alimentos que o ministro José Dirceu aprecia: leite desnatado, banana prata ou maçã, mamão, queijo frescal (pequeno), manteiga, laranja (para suco) e pão de forma (não torrada)”.

SIC!

Hillary ganhou, mas a agonia continua

Esta vitória de Hillary Clinton por 10 pontos na Pensilvania, deixa tudo no lugar onde estávamos.
Da margem de quase 150 delegados em favor de Obama, Hillary recuperou, provavelmente, 6 ou 7.e agora acabaram-se os grandes estados onde ela poderia tirar a diferença.
Foi diferença exata para não significar nada e prolongar a agonia. Havia mais ou menos um consenso de que uma vitória de Hillary por somente 3 a 5 pontos seria letal para suas pretensões de virar o jogo para cima de Obama. Também era mais ou menos consensual que uma vitória por 15 ou 20 pontos a colocaria em condições (remotas, é verdade) de começar a fazer contas para a virada. A diferença foi de 10 pontos. Fundamentais na vitória de Clinton foram suas grandes vantagens entre os donos de armas e os religiosos.

A próxima primária importante é no dia 06 de maio, na minha primeira morada nos EUA, a Carolina do Norte, onde Obama é franco favorito.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Ciro pode ser a surpresa de Lula para 2010?

DO BLOG DO ROVAI

Acabou neste instante a sabatina realizada por jornalistas da Folha de S. Paulo com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Ela foi transmitida pelo Uol. Ciro fez uma defesa do governo Lula com a qualidade que poucos governistas têm para fazê-lo. Ele também fez sinais para Aécio, dizendo que o governador de Minas foi fundamental para que o golpe contra Lula que, segundo ele teve início na eleição de Severino Cavalcanti para a presidência da Câmara, não ocorresse.
Ciro lembrou a recepção feita pela Fiesp a Severino logo após a sua eleição na Câmara. E lembrou que o ex-deputado foi aplaudido de pé pelos presentes, dando a entender que no golpe contra Lula estaria a elite empresarial de São Paulo.
Ciro Gomes já disse que aceita ser vice de Aécio, mas sua intenção real é ser candidato a presidente da República com o apoio de Lula e do PT. Lula pode estar testando a paciência do cearense e depois das eleições municipais este blogue não se surpreenderá se ele vier a ser convidado para um ministério mais importante onde o presidente poderá testar melhor a viabilidade eleitoral do seu nome.
Lula já disse a alguns interlocutores que Ciro deve ser entendido como uma das opções do setor governista para 2010. No PT, José Dirceu, por exemplo, vê o nome de Ciro como uma boa alternativa. Berzoini também o considera um político experiente cuja fidelidade ao governo nos momentos mais duros não deve ser desprezada. Ou seja, pode dar jogo. Essa história de que o cabeça de chapa para 2010 tem de ser do PT é, por enquanto, uma forma de marcar posição.

CONVERSA AFIADA

SERRA E FHC, OS GÊNIOS DA POLÍTICA

Paulo Henrique Amorim

Num recente encontro em São Paulo – clique aqui para ler sobre a reunião de estadistas do PSDB e do DEM, que lembravam a Conferência de Yalta – os deputados Rodrigo Maia e ACM Neto, do DEM, disseram ao Farol de Alexandria que o presidente eleito José Serra precisava ser “mais popular”.
O Farol de Alexandria concordou.
O que não quer dizer muita coisa, porque o Farol concorda com o que o interlocutor disser
Mas, para quem se prepara para tomar posse em 2010, não ser popular é, digamos, um pequeno obstáculo...
No fim de semana, o presidente do PSDB, que esteve na reunião de Yalta, em São Paulo, senador Sérgio Guerra, informou à Folha que não adianta: Aécio Neves é candidato a Presidente e não será vice de Serra.
Na Folha de hoje, o repórter Kennedy Alencar – clique aqui para ler – informa que o Farol de Alexandria disse a Aécio Neves que o candidato dele, FHC, é Serra.
Quer dizer, a candidatura Serra rachou o PSDB ao meio. Ao meio ?
Quem disse que o PSDB de São Paulo chega a ser a metade do PSDB nacional ?
Serra, como se sabe, implodiu a base política que o sustenta em São Paulo.
O PT ainda não tem candidato, mas o PSDB e o DEM têm dois candidatos.
Conclusão: Serra é um gênio.
Outro gênio é o Farol.
Por que cargas d’água o Farol não fica quieto e arruma outra sinecura, agora que ele perdeu o emprego na Universidade de Brown ?
Por que ele não escreve outras memórias.
Por que ele não volta a escrever aqueles artigos luminosos para o New York Times News Service ?
Por que não vai cuidar dos netos ?
Por que ele tem que se meter na eleição para prefeito de São Paulo – ao lado de Serra.
E na de Presidente da República – ao lado de Serra.
Nesta terça-feira, consultei um grande amigo: por que o FHC não fica quieto ?
“Porque ele é um homem irrealizado”, disse o meu amigo. “Porque ele estava convencido de que o Lula ia fracassar em seis meses. E ele seria chamado a tomar conta do Brasil, de novo. Só que o operário deu certo ... Ele é irrealizado. Até como intelectual – porque intelectual ele não é ...”

NOSSO FUTURO COMUM É O FIM DOS RECURSOS DO PLANETA?

Há nove anos, a “The Economist” fez uma grande matéria sobre o petróleo, que na época era vendido a US$ 10 por barril. A revista advertia que isso talvez não durasse. Em vez disso, sugeria que o petróleo poderia muito bem cair para US$ 5 por barril.
De qualquer forma, afirmava a “The Economist”, o mundo enfrentava “a perspectiva de petróleo barato e abundante para o futuro previsível”.
Na semana passada, o petróleo atingiu US$ 117.
Não é só petróleo que desafia a complacência de alguns anos atrás. Os preços de alimentos também saltaram, assim como os de metais básicos. E a alta global nos preços de commodities está nos fazendo voltar a uma questão que não ouvíamos muito desde os anos 70:
Será que os recursos naturais limitados imporão um obstáculo ao crescimento econômico mundial futuro?

A ESQUERDA CHEGOU NO PARAGUAI

Fernando Lugo (ex-bispo católico) colocou um ponto final os 61 anos de poderio do Partido Colorado e consolida a virada popular, progressista e nacionalista, desencadeado na América do Sul.
Primeiro foi a conquista da presidência da Venezuela, por Hugo Chávez, em 1998, e depois a as outras, entre elas a vitória de Lula no Brasil.
O novo presidente paraguaio governará, ao que tudo indica, com minoria no Parlamento.
Como o próprio Lugo disse na sua primeira entrevista após ter a vitória confirmada, sua mais urgente tarefa é consolidar a frente de nove partidos que o elegeram pela Aliança Patriótica para a Mudança (APC na sigla, porque mudança em espanhol é câmbio) e negociar com seus adversários, principalmente o candidato derrotado da UNACE, general Lino Oviedo.
Este já antecipou que apoiará o novo Governo.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

FLEXADA CONTRA

Os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Expedito Júnior (PR-RO) e Jayme Campos (DEM-MT) querem obstruir a pauta de votações do Senado até que ações da Operação Arco de Fogo da PF (Polícia Federal) sejam suspensas. A proposta será feita na terça-feira (22).
A Operação Arco de Fogo é um trabalho conjunto da Polícia Federal, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Força Nacional de Segurança contra o desmatamento ilegal.

As ações da PF tem sido alvo de revolta do empresariado do setor madeireiro e de deputados estaduais. Eles alegam que a legislação ambiental tem sido rígida e pouco sensível à atividade madeireira típica da região.

Mais uma "flexada" contra a legalidade e o meio ambiente.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Você leitor, notou uma “coincidência”.... Depois que a Polícia Federal descobriu que o Leo Rocha é funcionário da Folha de São Paulo em Brasilia, a Folha não toca mais no assunto dossiê?.

DEM: A COINCIDÊNCIA DO SOBRENOME

Parece até uma maldição, mas com certeza a coincidência é no mínimo curiosa.
Os DEM, a agremiação coronelista e direitista, que para disfarçar sua cara odiada pelos brasileiros, fizeram varias maquiagens e cirurgiãs plásticas, mudando diversas vezes o nome da agremiação.
Acabaram escolhendo a sigla DEM (Democratas), mas acabaram associando essa sigla ao lado má. DEM de Demônio, Demos, e outra variações sobre o tema.
Recentemente depois da explosão da epidemia de Dengue no Rio de Janeiro (administrada pelos DEM), a sigla começou a ser caricaturizada como DEM-gue.
Ou seja, apesar de maquiagens e cirurgias plásticas, a povo continua reconhecendo-os pelo que sempre foram, com apelidos cada vez mais sarcásticos.
Mas aonde está a coincidência? Está no sobrenomes dos políticos mais destacados dessa sigla. Muitos deles tem o mesmo sobrenome: Maia.
César Maia, o DEM-gue prefeito do Rio. Rodrigo Maia (filho de César) líder do partido. Agripino Maia líder do Senado. E lá vem também uma serie de sub-politicos DEM com o mesmo sobrenome.
Em Santarém (mais uma coincidência) o DEM tem o mesmo sobrenome: Lira Maia ex prefeito e agora Dep. Federal. Erasmo Maia sobrinho de Lira e vereador, e muitos outros Maias compondo a sigla.

DEM e Maias parecem uma dinastia ligada por um elo indissolúvel. Se por ventura mudar a sigla mais uma vez, seus dirigentes também precisarão mudar de sobrenome.

TORCICOLO

"Eu não sei se foi por causa dos juros ontem, não sei se foi por causa do massacre que o Corinthians recebeu do Goiás ontem (3 a 1 na Copa do Brasil). Eu sei que eu acordei com esse pescoço...Eu acho que tudo isso junto me deu esse torcicolo aqui", disse o Presidente

"A oposição diz que faço campanha, mas não tem campanha.
Eu não sou candidato.

O que eles querem é que eu fique dentro do meu gabinete, vendo eles fazerem discurso contra mim.
Entre ouvir eles falarem de mim e abraçar o povo desse País, eu vou pra a rua", declarou o presidente.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

BOAS NOVAS PARA A BR163

O Diretor Geral do DNIT, Luiz Pagot, recebeu na tarde de ontem em Brasília, prefeitos de municípios paraenses que fazem parte da Associação dos Municípios da Transamazônica e Santarém-Cuiabá (AMUT), para discutir a atual situação das rodovias.
Sobre a Br-163 (Santarém Cuiabá), Luiz Pagot informou que o trecho que vai de Santarém a Rurópolis estará concluído até o final deste ano, e que toda a rodovia estará pavimentada até o final de 2010, reafirmando o compromisso assumido por ele em uma outra reunião, realizada em março de 2008, com a bancada federal do Pará, o Exército, o IBAMA e a FUNAI. Ainda sobre a BR-163, o diretor do DNIT informo que a maior dificuldade é que em mais de 30 anos, não existiam projetos para a rodovia. “Essas obras demonstram o comprometimento do Governo Federal com a região. É um plano ousado, mas tudo está sendo feito para que as obras aconteçam e que, a partir do ano que vem, o ritmo dos trabalhos seja acelerado para garantir a conclusão em 2010”, disse.
Luiz Pagot pediu ainda o apoio dos prefeitos quanto à fiscalização dos trabalhos.

O BANCO CENTRAL DO BRASIL É O MAIS (IN)DEPENDENTE DO MUNDO

Paulo Henrique Amorim

O presidente do Banco Central do Brasil se elegeu deputado federal pelo PSDB de Goiás.
Allan Greenspan foi presidente do Banco Central americano por 19 anos e trabalhou sucessivas vezes para governos Republicanos.
Quando o Presidente era Republicano, como George W. Bush, Greenspan jogava o peso de sua autoridade para apoiar cortes de impostos irresponsáveis.
Bush cortou impostos, a quatro mãos com Greenspan, enquanto lutava em dois fronts de guerra: no Afeganistão e no Iraque.
Greenspan, portanto, contribuiu para um marco na História americana: cortar impostos para financiar duas guerras.
Deu no que deu.
Aqui, o presidente do Banco Central Henrique Meirelles e os astrólogos anônimos que com ele trabalham, inventaram uma “inflação de demanda” que justifica esse aumento obsceno de meio ponto percentual na Selic (a taxa foi para 11,75%).
Nem o “mercado” esperava tanto.
Felizmente, a taxa de juros das Casas Bahia é mais importante para o funcionamento do varejo do que a decisão do Banco Central.
Felizmente, a taxa Selic não vai inibir o consumidor de moto Suzuki, que a Sabrina Sato passou a patrocinar.
O maior impacto dessa decisão desastrosa será o encarecimento da dívida pública.
O senhor Meirelles é independente do Governo Lula e dependente do “mercado” que ele acaba de presentear com um bônus antecipado.

SALVATORE CACCIOLA VEM AÍ...O FAROL QUE SE CUIDE

A justiça de Mônaco anunciou parecer favorável à extradição ao Brasil do banqueiro Salvatore Cacciola, procurado por desvio de fundos e gestão fraudulenta, informou o advogado do réu, Franck Michel, à France Presse.

A decisão de extradição, para ser definitiva, precisa ser validada pelo príncipe Albert II, que governa o micro-Estado mediterrâneo.

A expectativa agora se volta para o pronunciamento do príncipe, que pode ocorrer a qualquer hora. Em casos anteriores, o prazo para a resposta de Albert II variou de sete a 15 dias. Desde que assumiu o principado, em abril de 2005, o soberano nunca contrariou as decisões da Justiça em casos de extradição.

Responsável pela defesa de Cacciola em Mônaco, o advogado Michel confirmou a intenção de contestar, pela primeira vez na história, a eventual decisão do príncipe de referendar o parecer da Justiça. Michel sustenta que há meios previstos na Constituição de Mônaco para questionar no Tribunal Supremo do principado a palavra de Albert II.

BOCÃO II

Depois da bouquinha dos parlamentares, que festejaram ontem o aumento das verbas para abastecer suas maquinas. Hoje foi a vez dos banqueiros comemorar o bocão proporcionado pelo aumento dos juros.
Não deu outra no resultado da reunião do COPOM. O Comitê resolveu subir 0,5% a taxa Selic, indo para 11,75%.
O entendimento do Banco Central é de que a inflação apresenta trajetória ascendente, e que precisa fazer algo agora.
Como o problema da inflação está localizado em alimentos, e esse aumento em nada vai afetar o crédito, provavelmente o efeito será nulo.
Apenas iremos gastar mais de juros, fazendo a felicidade dos bamqueiros.

Como já falamos 1 milhão de vezes nisso aqui no blog, assunto fechado.
É a face bonzinha do Governo Lula, "dando pra todo mundo".

CHARGE

quarta-feira, 16 de abril de 2008

BOCÃO

No Congresso da boquinha, mais um bocão. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, anunciou hoje que cada um dos 513 deputados terá a partir deste mês R$ 60 mil para gastar com salários de assessores. A tal verba de gabinete já era de nada modestos R$ 50.815,62 mensais.
“Além desse valor, eles têm direito às verbas indenizatórias, de R$ 15 mil mensais, que devem ser usadas em despesas de aluguel, manutenção de escritório, alimentação do parlamentar, serviços de consultoria e pesquisa, contratação de segurança, assinatura de publicações, TV a cabo, internet, transporte e hospedagem do parlamentar e de seus assessores, entre outras”, informa a Agência Estado.
A tal verba de gabinete custa R$ 338,785 milhões anuais. Agora essa despesinha sobre para R$ 400,140 milhões, sem contar os encargos sociais do funcionários.
Quem conhece como funciona a Câmara sabe bem que muitos parlamentares declaram pagar tantos mil reais a seus assessores mas pegam metade de volta e metem no bolso.

TÁ CADA VEZ MAIS COMPLICADO

Na última segunda-feira, a cúpula do PSDB e DEM se reuniu em São Paulo para discutir a conjuntura política e os rumos que os dois partidos devem tomar em um cenário muito ruim para as duas legendas.
O PIG de olho na oposição ao Lula, não percebeu que esta não era exatamente a pauta do econtro.
Afinal, como discutir estratégias nacionais, quando as alianças regionais e municipais estão desgastadas?
Como poderiam na presença de ACM Neto, pré-candidato do DEM à prefeitura de Salvador, um dia depois que o governador José Serra (PSDB) foi na capital da Bahia para apoiar o tucano Antonio Imbassahy para prefeito?
Seria simplesmente constrangedor, para não falar das disputas carioca e paulistana, que opõe democratas e tucanos e pode acabar abrindo caminho para a eleição de Marta Suplicy?

A implosão da oposição parece estar cada vez mais próxima.

O QUE A FÉ NÃO FAZ

Diante da epidemia de dengue que mata no Rio de Janeiro, muitas soluções tem sido apresentadas.
Larvicida, fumacê, tendas de hidratação, hospitais de campanha, anúncios na TV e outdoors na tentativa de esclarecer a população quanto ao combate dos focos do mosquito. Esqueça tudo isso!
A salvação está num "óleo santo" distribuido pela notória Igreja Universal do Reino de Deus.
Num panfleto intitulado "Proteção divina contra a dengue", a Igreja conclama os incautos a se concentrarem nas dependências da suntuosa "Catedral Mundial da Fé", onde receberão um "cálice com o óleo santo" para que "todos sejam livres desta epidemia".
No verso do folheto, um espaço para que o fiel possa listar as pessoas que serão agraciadas com a "oração da proteção".

O "SAPO BOI" DO SENADO

MPE pede ao TSE a cassação do mandato do senador Heráclito Fortes, cria do "orelhudo" banqueiro Daniel Dantas .

O Ministério Público Eleitoral (MPE) no Piauí ajuizou Recurso Especial (Respe 28582) em que pede, novamente, ao Tribunal Superior Eleitoral, a cassação do mandato do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) em decorrência de benefícios conseguidos com a prática de fraude e corrupção eleitoral no pleito de 2002.
Enquanto isso
a sua CPI das ONGs continua patinando
Já se passaram um ano e seis meses desde a assinatura de criação.

BENS E CONTAS DO EX PREFEITO LIRA MAIA SÃO BLOQUEADAS

ULTIMA DO BLOG DO JESO!

A juíza Betânia Figueiredo Pessoa, da 8ª Vara Cível de Santarém, determinou ontem, 14, o bloqueio das contas bancárias e a indisponibilidade dos bens do ex-prefeito e deputado federal santareno Lira Maia (foto).

Em seu despacho (ver a íntegra no Ler mais, abaixo), a magistrada determinou que a Justiça avise cartórios, a Jucepa (Junta Comercial do Pará) e Detran sobre a sua decisão, ressaltando que “qualquer ato de alienação onerosa ou gratuita” dos bens do ex-gestor, a partir de agora, seja considera “nula”.

Determinou ainda o bloqueio de todas as contas bancárias do deputado do DEM “até o limite de R$ 43 milhões”.

A decisão vem à reboque da ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada em novembro do ano passado pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Santarém contra Lira Maia, por desvio de dinheiro público do extinto IPMS (Instituto de Previdência do Município de Santarém).

Além de Maia, o ex-dirigente do IPMS José Maria Lima aparece como réu na ação (nº 200710062841).

NÃO PERCA CAROS AMIGOS DESSE MÊS.....O PERFIL DE AGRIPINA

O SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA (DEM-RN) É APRESENTADO PELA MÍDIA GRANDE COMO UM ÍCONE DA MORAL, SEMPRE ENTREVISTADO PARA DENUNCIAR AS MAZELAS DO GOVERNO LULA E PONTIFICAR SOBRE ÉTICA POLÍTICA. SEU PASSADO, PORÉM, NÃO O ABONA.


Do meio para o fim dos anos 1970, para fazer parte do grupinho oligárquico que havia duas décadas comandava a política do Rio Grande do Norte, uma condição era suficiente e necessária: aderir à estratégia de renovação do regime autoritário, preparando-se para a transição. Isto é, a bênção dos militares era mais que bem-vinda. O industrial Osmundo Faria, dono da salina Amarra Negra e de vasto latifúndio no agreste, estava para ser anunciado sucessor do governador Cortez Pereira (1971-1975). Não tinha experiência em cargo eletivo – era suplente do senador Dinarte Mariz. Mas contava com o apadrinhamento de ninguém menos que o ministro do Exército, general Dale Coutinho, ex-chefe da repressão no Nordeste. Era, no dizer do político gaúcho Leonel Brizola, o “filhote da ditadura” da vez. Confira mais nas bancas...


CHARGE

PiG TAPA POÇO DA PETROBRAS

Paulo Henrique Amorim

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, é um homem público sério, com uma folha inatacável de serviços prestados a esse país.
Os baianos e brasileiros que conseguem olhar para além dos limites provincianos de São Paulo conhecem o seu passado e o respeitam.
Haroldo Lima preside uma agência que tem tanta subordinação à CVM quanto à Sociedade Hípica Brasileira.
Haroldo Lima estava num seminário, num recinto fechado, na Fundação Getúlio Vargas, e levantou a hipótese, já conhecida de uma revista especializada, de a Petrobras ter descoberto um mega-campo em frente ao litoral do Rio (*). (Clique aqui para ler a nota da ANP e acesse a World Oil).
O Bom (?) Dia Brasil, imprensado pelo IBOPE, dedica cada vez menos espaço às sábias observações de Miriam Leitão com a escada que Renato Machado apropriadamente coloca para que ela possa subir.
Miriam, como sempre, reproduziu o sentimento do PiG.
Que se traduz da seguinte forma: a Petrobras do Governo Lula pode se tornar proprietária do terceiro maior campo de petróleo do planeta e isso é inadmissível.
A Petrobras é um sucesso e isso é inadmissível.
A sorte é o atributo da intenção, dizia um tal de Talleyrand.
Ou seja, o sucesso da Petrobras no Governo Lula não é sorte – é resultado de trabalho, competência e isso a Miriam não pode aceitar.
Nem ela, nem o PiG, nem os interesses que os dois representam.
É bom não esquecer que o Farol de Alexandria, que ilumina a Miriam, queria vender a Petrobras, com o nome de Petrobrax.
O Globo, a Folha e o Estado estão mais preocupados com um suposto vazamento do que com a hipótese espetacular de outra descoberta da Petrobras.
O PiG quer transformar Haroldo Lima num criminoso.
A CVM, o Ministério Público, a Polícia Federal, a Interpol, a CIA, o Mossd e a Corte Internacional de Haia foram mobilizados pelo PiG.
O Globo, na primeira página, recomenda que Haroldo Lima renuncie imediatamente, segundo o coordenador do Ibmec, Jairo Saddi.
Quem é Jairo Saddi ?
Eu, Paulo Henrique Amorim, sugiro que ele renuncie ao cargo de coordenador do Ibmec, porque fala sobre o que não deve.
O interessante é que o “mercado” do Brasil e de Nova York dá ao PiG a credibilidade que ele merece: acreditaram em Haroldo Lima e as ações da Petrobras subiram.

Em tempo: o Conversa Afiada daria um doce para saber se a Miriam e os redatores do PiG estão na ponta vendedora ou compradora de Petrobras.

(*) O PiG e especialmente a Globo, que tem o prazer masoquista de trabalhar contra o Rio, medem a distância entre o novo mega-poço e o continente brasileiro a partir do litoral de São Paulo. É um exercício tão útil quanto medir a distância a partir do litoral de Angola. Porque, se o novo mega-campo, chamado de Carioca, ficar perto do campo de Tupi, como o Tupi, fica em águas territoriais do Rio de Janeiro. A menos que Carioca agora sirva para designar quem nasce na cidade de São Paulo.

terça-feira, 15 de abril de 2008

FICÇÃO

A sede da superintendência regional do Incra em Santarém foi desocupada hoje pela FETRAF.
A Manifestação e Ocupação de mentirinha, finalmente acabou. Não porque estivesse incomodando o INCRA, pois estava tudo decidido em "familia", mas pelo enorme carro de som que impedia o transito na Av. Rui Barbosa.
Já se viu uma coisa dessas? Pedro Aquino negociando com Luciano Brunet, seu ex subordinado, do mesmo Partido, da mesma tendência, donos do INCRA regional e nacional.
Todo esse jogo de cena foi o único expediente encontrado pela DS local para tentar "legitimar"a FETRAF (ou seja eles mesmos) e com isso abocanhar recursos do INCRA.
É o petismo-leninismo dos madeireiros do Oeste do Pará em ação!
Até quando o PT vai fingir que não está acontecendo nada? Ninguém do PT vai intervir e por fim a essa vergonha?

POLUIÇÃO

A Agência Espacial Européia divulgou hoje fotos do lixo espacial que o homem tem deixado em órbita e que fica gravitando em torno da terra. Desde o lançamento do primeiro satélite artificial (o soviético Sputnik, em 1957) já teriam sido enviados ao espaço cerca de 6 mil satélites. Destes, apenas 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre.
Além dos satélites ‘mortos’, as diversas naves espaciais enviadas sempre soltam alguns pedaços pelo céu (quando não explodem totalmente) e aumentam ainda mais a porcalhada.

Além de poluir o Planeta por dentro, estamos poluindo por fora.

DE MULHER PARA MULHER

A prefeita Maria do Carmo esteve no Palácio do Planalto, para tratar das relações institucionais do Governo Federal com os municípios.
Sucessivamente, participou do encontro de prefeitos e prefeitas do PT.
O evento contou com a presença da Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do Presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia.
Em seu pronunciamento, a Prefeita defendeu a necessidade de maior fortalecimento dos municípios. Ela destacou a importância de uma gestão integrada, entre municípios, estado e governo federal.
A prefeita arrancou aplausos, ao prestar homenagens à Ministra Dilma Roussef, propondo no evento, uma moção de apoio e solidariedade à Chefe da Casa Civil.
Em seu discurso, Maria do Carmo argumentou que a ministra é vítima de perseguição política também por ser mulher. "Há questões que têm de ser apuradas. Mas sempre se percebe que por ser mulher ela se torna um alvo mais fácil. Dilma tem papel de destaque no governo federal e isso incomoda", afirmou.

SUSTENTABILIDADE



No dia 29 de março, a Espanha quebrou novo recorde na produção de energia elétrica através de sistema eólico. Nada menos que 40% de toda energia do país, ou 9.862 megawatts, foram gerados pelos fortes ventos que passaram pelo país. Leia aqui.

VAZADOR: SERÁ QUE FOI ELE?

Do blog da Juliana Weis: "Nesta semana, por motivos diversos, o foco das suspeitas concentrou-se sobre subordinados do secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, funcionário de carreira do Tribunal de Contas da União (TCU), que chegou ao governo Lula no primeiro mandato, em 2003, levado por Dirceu".
No blog do Gaughe: "Segundo o jornalista Luiz Antonio Magalhães, blogueiro, editor de Política do jornal DCI e editor-assistente do Observatório da Imprensa,”a fonte principal da revista [Veja] foi mesmo José Aparecido Nunes Pires, secretário de Controle Interno da Casa Civil, ligado ao ex-ministro José Dirceu”.
No blog Entrelinhas do Jornalista Luiz Antonio Magalhães: " Este blog apurou, a fonte principal da revista foi mesmo José Aparecido Nunes Pires, secretário de Controle Interno da Casa Civil, ligado ao ex-ministro José Dirceu".

Foi armação? Traição? Complô? Fogo amigo? O que vocês acham?

A ECONÔMIA NO BRASIL CONTINUA BOMBANDO

Enquanto a vida lá fora segue sob expectativa e efeitos da crise do "subprime" nos EUA, aqui no Brasil nada parece abalar a confiança dos consumidores, que foram ás compras nos primeiros meses de 2008.
Enquanto as coisas estiverem assim – só notícias boas – o presidente Lula não precisa se preocupar muito com a oposição do PIG, CPIs da Tapioca e outras questiúnculas.
Resta saber se a maré vai virar durante o mandato dele ou cairá no colo do próximo presidente.
A julgar pela sorte de Lula, a crise americana vai fazer efeito por aqui a partir do dia 1° de janeiro de 2011 e o presidente vai assistir a coisa toda de camarote, em São Bernardo do Campo.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

VEJA: MAIS UM FACTÓIDE E MANIPULAÇÃO

Olhem a Capa da Veja! Olhem atentamente a foto original de Lula a esquerda e a grosseira manipulação que a revista faz para mostrar um Lula mal intencionado e aspirante ditador.
Barbas, cabelos e olhos manipulados para dar um rosto diabólico e um "factoide" político diabólico!
É o mais puro Lixo-Jornalismo, ou em outras palavras. Jornalismo de esgoto.

MUNICIPAIS BRASIL AFORA

A reunião entre Marta Suplicy e Orestes Quércia para discutir a sucessão em São Paulo foi considerada boa pelos petistas. Segunda a versão da ex-prefeita, algumas arestas foram aparadas e há grandes chances de o acordo vir a sair. A não ser que o bode colocado na sala por Quércia deseje ficar aonde está. O nome do bode é Mercadante. Quércia só fecha o apoio a Marta se houver garantias de que ele vai até 2010.
O ex-governador quer encerrar sua carreira política como Senador. E para isso pretende fechar uma dobradinha para 2010 com o PT. Ele seria um dos candidatos ao Senado e o PT ficaria com a outra vaga. O PT lançaria o candidato ao governo do Estado. E o PMDB ficaria com a vice.
Mas para fechar tal acordo, Qúércia quer uma declaração formal de apoio a essa tese por parte de Mercadante. E exige que o senador participe da reunião de oficialização dessa dobrada PT-PMDB no estado.

Enquanto isso em Belo Horizonte O PT aprovou ontem, por maioria dos 416 delegados presentes ao encontro municipal, a aliança com o PSDB na eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte, com uma chapa que será encabeçada pelo PSB, tendo o PT como candidato a vice-prefeito.

CHARGE

Os presidenciáveis

Por Luis Nassif

Minha visão, à luz das inforomações atuais, sobre o potencial dos presidenciáveis.
Está sendo articulada uma frente de centro-esquerda, tacitamente apoiada por Lula, não necessariamente pelo PT. Os principais nomes são Aécio Neves, Ciro Gomes e Dilma Rousseff. Os movimentos são nítidos. Em Minas, por exemplo, o pacto Aécio-Pimentel reservou para um aliado de Ciro Gomes a candidatura a prefeito de Belo Horizonte.
Neste momento, essa costura é o lance mais relevante da política brasileira com vistas a 2010.
Mas é importante entender o papel de cada ator político.
Com essa história do “dossiê-relatório-banco de dados”, a mídia mais uma vez forçou a barra e deu um grande foco ao atingido: a Ministra Dilma (estou me baseando na avaliação de Jutahy Magalhães, reproduzida na coluna da Eliana Cantanhêde, de que Dilma passou a ter visibilidade nas pesquisas eleitorais).
Mas – na minha opinião – Dilma não é candidata a presidente. Ela é a vice que todo candidato a presidente gostaria de ter, o coringa que garante a canastra.
Em Minas, Aécio mostrou a fórmula imbatível: um baita gestor, Antonio Anastasia, como vice-governador, conferindo-lhe o comando gerencial do Estado; e o governador atuando como agente político, fazendo as costuras. Lula repetiu a fórmula com Dilma, embora se envolva mais no dia-a-dia que Aécio.
Essa, em minha opinião, será a fórmula da candidatura de Lula à presidência: um animal político como candidato a presidente e Dilma como a avalista de gestão.
E aí se entra na questão central. O PT não tem um candidato a presidente. O grande nome do partido, hoje em dia, seria Patrus Ananias. Mas não para presidente. Patrus continua candidato a santo e a gestor da mais importante política do governo Lula: o Bolsa Família. Mas não tem perfil para o jogo pesado da política, a capacidade de endurecer e conceder, montar alianças.
Sem candidato, Lula terá que abrir a candidatura a alguém de fora do PT – é por aí que se entendem as manifestações do partido pelo 3º Mandato.
Nesse quadro, Aécio teria mais dificuldades de emplacar a dobradinha com Dilma, por ser um tucano – ainda que diferenciado do radicalismo tucano de São Paulo.
A figura mais forte passaria a ser Ciro Gomes. Pesa contra ele seu temperamento explosivo. Nas últimas eleições supunha-se que estivesse mais maduro, mas deixou-se levar pela emoção. Em 2010 estará quatro anos mais velho. Se persistir a polarização irracional mídia-governo, será certamente o candidato – e não propriamente para promover a conciliação.
Vejam bem: a Presidência da República, hoje em dia, é um poder fraco em qualquer democracia representativa. Está permanentemente suscetível a movimentos desestabilizadores da mídia com a oposição. No Brasil, ocorreu com Collor, em certa escala com FHC, em grande escala com Lula. Ocorre hoje na Argentina, com Cristina Kirschner. Ocorreu na Venezuela, com o neoliberal Carlos Andrés Peres e quase ocorreu com o nacional-populismo de Hugo Chávez.
FHC não caiu devido à sua habilidade política; Lula devido à habilidade política e ao carisma. O preço da sobrevivência foi a inércia na política econômica.
Ciro é antenado com temas contemporâneos, amadureceu desde os tempos desastrosos como Ministro da Fazenda, passa segurança de que tem estômago forte para agüentar tranco, e começou a enfrentar – como político – o poder mais barra pesada que esse país conheceu nas últimas décadas: o jornalismo difamatório de Veja.
Tem visão crítica sobre a política econômica, assim como José Serra. Mas não está amarrado aos compromissos que, dia a dia, fazem o discurso de Serra se diluir cada vez mais.
Se tivesse que fazer uma aposta, agora, seria em Ciro-Dilma como candidatos do governo; José Serra como candidato da oposição PSDB-DEM; Heloisa Helena, como candidata do protesto.

SÃO LULA DE NOVO?

A Petrobras pode ter encontrado na bacia de Santos um reservatório de petróleo e gás com até 33 bilhões de barris, cinco vezes mais que o megacampo de Tupi descoberto na região no ano passado, informou o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, nesta segunda-feira.

Lima disse que informações "oficiosas" da Petrobras avaliaram que a área conhecida como Carioca, na bacia de Santos, conteria a reserva gigante.

"Estamos sabendo por canais não oficiais, oriundos da operadora, que o prospecto do Carioca, que é chamado internacionalmente de Pão-de-Açúcar ('sugar loaf') apontaria para reservas cinco vezes maiores do que a reserva de Tupi", disse o executivo durante apresentação em seminário no Rio e em comentários posteriores a jornalistas.

O FAROL SEGUNDO PAULO HENRIQUE AMORIM

A HERANÇA DO FAROL: A TREVA

Extraído de uma entrevista recente de Delfim Netto:
Ao chegar a seu fim melancólico, o Governo do Farol de Alexandria rodava com uma inflação anual de 30%.
Hoje, ronda os 4,5%.
As exportações com o Farol cresciam 4,5% ao ano.
No primeiro ano do Governo Lula, cresceram 22%.
Agora, crescem a 17%.
A dívida externa do Farol crescia 6,5% ao ano.
O Farol quebrou três vezes o Brasil e três vezes se ajoelhou nas escadarias no FMI.
Ano passado o Brasil se tornou credor líquido – pagou tudo e sobrou um troco.
As reservas eram de US$ 17 bilhões – hoje são de US$ 193 bilhões.
Em tempo: hoje, segunda-feira, dia 14 de abril, o Farol se reúne em São Paulo – clique aqui para ler M&M sobre a ausência de Le Pen – para debater o futuro da oposição do Brasil. Receberá Jorge Bornhausen, ACM Neto, Agripino Maia e Arthur Virgilio Cardoso. Só a reunião de Yalta reuniu, de uma só vez, tantos estadistas.
A Historia saberá registrar esse encontro como um dos marcos da República brasileira.
O único perigo é os convidados ficarem presos no trânsito de São Paulo, essa obra prima de 13 anos de governos tucanos.

CHARGE

sexta-feira, 11 de abril de 2008

ANALÍSES e OPINIÕES

SINUCA DE BICO DO PMDB DE BELTERRA

Por Tiberio Alloggio

O município de Belterra, apos 8 longos e soporíferos anos de governo Oti Santos (PMDB), vivenciou em 2003, uma das mais disputadas eleição municipal de todos os tempos.
Na época Belterra se dividiu eleitoralmente em percentuais praticamente iguais, 33,3% por cada um dos 3 disputantes.
Geraldo Pastana (PT) venceu (a surpresa) sem coligação nenhuma, as eleições com apenas 6 votos de vantagem sobre Juvercilio Pereira (o Juva do PMDB), e pouco mais de 20 votos sobre a terceira colocada, a hoje peemedebista Maria Freire.
A vitória apertada do PT em Belterra (simultânea a de Santarém, Juruti, e outros municípios do oeste paraense), sinalizava as mudanças de correlação de forcas políticas que vinha ocorrendo no Brasil, principalmente em municípios onde o PT nunca havia tido tradição eleitoral expressiva.
Era o reflexo dos ventos do Governo Lula que já estavam soprando no Brasil todo, mas também era o sinal que havia acabado a época do sub-coronelismo nos chamados grotões brasileiros. Uma tendência que haveria de ser consagrada com a vitória de Ana Julia ao Governo do Estado, que acabou com décadas de dinastia peemedebista e tucana no Pará.
A vitória do PT e, sobretudo a reeleição de Lula consolidaram um quadro conjuntural totalmente diferente em relação ao da década de 90, confirmando que não estávamos assistindo a meros episódios políticos, mas sim a verdadeiras mudanças estruturais (sociais, econômicas e políticas), que vieram para ficar.
Hoje, no Brasil todo, ninguém mais ganha eleição na simples base de promessas, ou do fisiologismo. Quem não tiver propostas e projeto político para confrontar (em todas as esferas de governo), independentemente de sua coloração política será inevitavelmente derrotado.
A vitória do Pastana em Belterra também faz parte desse contexto. Em pouco mais de 3 anos, o Prefeito revolucionou as relações sociais do sonolento município, que até então não passava de uma “sucursal” política e econômica de Santarém, na base de algumas benesses políticas e do fisiologismo.
Com uma proposta política clara e um programa de governo que, com todas as dificuldades, está cumprindo à risca, Pastana mudou radicalmente o quadro político local, redimensionando todos aqueles que até então se achavam grandes (ou donos do eleitorado). Quem conhece Belterra, sabe do que estou falando, e hoje enxerga as mudanças para melhor ocorridas no município.
É nessa nova conjuntura que se joga a partida da sucessão municipal em Belterra, e Geraldo Pastana obviamente é candidato à reeleição.
Na contramão da política nacional e regional, a oposição ao governo Petista foi exercida pelo ex Prefeito Oti Santos, peemedebista apoiado pelos DEM e o PSDB, que em Belterra são inexpressivos e eleitoralmente insignificantes. Uma oposição pífia, sem propostas, caracterizada pela “vaidade” do ex-prefeito decaído, e que chegou a rachar o PMDB.
A grande questão é o que fará agora um PMDB, cada vez mais dividido entre dois grupos: os que querem fortalecer o projeto nacional e coligar com o PT, e os que querem disputar a prefeitura com candidatura própria.
Os que querem a candidatura própria são comandados pelo ex Prefeito Oti Santos, e tem em suas fileiras a eterna candidata, e sempre derrotada Maria Freire Propõem uma chapa pura (Oti – Maria), mas não tem propostas e projeto político. Esse grupo, que ainda não aprendeu nada com a derrota de 2003, acha que a política é mera questão de matemática, e que com a matemática de então 33% mais 33%, em 2008 vai dar 66%.
Os outros, acham que 2003 já está longe demais, reconhecem os avanços que Belterra teve, e com eles a força da atual Administração. Percebem que Oti Santos é um político desgastado, e que entre outros problemas, suas contas foram reprovadas pelo tribunal, podendo ser tornar inelegível. Também sabem que Maria Freire só tem peso eleitoral fisiológico, que nos dias de hoje, não garante sua competitividade. Enfim, estão cientes que a conjuntura de Belterra, da região e do Brasil (e com ela a matemática) mudou.
Desta vez o PT (a diferença de 2003) sairá coligado e já conta com o apoio de PDT, PSB, PCdoB, e mais alguns partidos menores.
Uma bela sinuca de bico para o PMDB de Belterra, um partido de grande tradição histórica no município, mas que dependendo do rumo que irá tomar na disputa de 2008, poderá entrar em um declino irreversível, deixando seu espaço histórico ser ocupado por outros.
A conferir.

O Autor é sociólogo e escreve em vários blogs